GERAL
Portal da Prefeitura passa por manutenção
19° Encontro de Stammtisch é nesse sábado, dia 17
Prefeitura beneficia 33 famílias da Água Verde com pavimentação de duas ruas
Samae faz conserto de adutora nesta terça-feira
Prefeitura reforça campanha de ajuda para vítimas da calamidade no RJ
SAÚDE
Prefeitura promove Educação em Saúde com diabéticos do município
Mais de 22 mil pessoas imunizadas contra a gripe em Blumenau
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Aprendizes da Fundação Pró-Família produzem doces Bem Casados, lembrança oficial dos noivos do III Casamento Coletivo, nesta quinta, 15
Secretário de Assistência Social participa de reunião da CIT em Brasília nesta quarta-feira ,14
Secretaria de assistência social realiza II Conferência Regional de Economia Solidária na terça-feira, 13
CULTURA
Um encontro entre o livro e a leitura
Semana enfoca Monteiro Lobato e destaca a leitura
(2ª Edição)
Editoria: Geral
Portal da Prefeitura passa por manutenção
Informamos que devido a algumas manutenções, realizadas pela empresa responsável da base de desenvolvimento do site, o portal da Prefeitura pode apresentar problemas para abrir imagens ou arquivos.
Neste período, pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos nosso compromisso de realizar as manutenções o mais rápido possível.
Para qualquer dúvida, pedimos a gentileza de entrar em contato com a Secretaria de Comunicação, pelo telefone 3326-6995.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Comunicação Social
19° Encontro de Stammtisch é nesse sábado, dia 17
Neste sábado, dia 17, a rua XV de Novembro se torna palco do 19° Encontro de Stammtisch. O evento será realizado das 10h às 17h ao longo da via - a partir da confluência com a rua Alameda Rio Branco, até a altura da Walter Schmidt - e contará com um número maior de grupos participantes. De acordo com o coordenador do evento, Norberto Mette, 268 confrarias se inscreveram (em 2009 foram 253).
Outro aumento para o 19º Encontro foi no número de banheiros químicos (pipi-móvel) distribuídos pela rua XV. Ao total serão 65, contra 50 da edição anterior. Pias de higienização e caixas coletoras poderão ser encontradas facilmente ao longo da via, proporcionando mais conforto para as confrarias.
A exemplo das edições anteriores, os grupos que produzirem fumaça, estarão acomodados em pontos que não prejudiquem o comércio, como na frente de bancos, praças e áreas de estacionamento.
Após o evento, a Secretaria de Serviços Urbanos realizará a limpeza da rua XV de Novembro. O trânsito deve ser liberado por volta das 20h.
Vale lembrar que nesta quinta-feira, dia 15, no setor 1 da Vila Germânica, a partir das 20h, acontece uma reunião para prestar esclarecimentos e apresentar a localização de cada grupo. Cada confraria deverá ser representada por pelo menos um integrante.
Confira o cronograma do 19° Stammtisch:
- À meia noite será interditado o trânsito para veículos na rua XV de Novembro;
- A partir das 6h de sábado, os grupos poderão começar a montar suas estruturas. Para não prejudicar o trabalho e implantação da estrutura coletiva do evento, não será permitida nenhuma montagem de grupo antes desde horário;
- Às 10h é a abertura oficial do Encontro;
- Às 16h encerramento do fornecimento de bebidas por parte das cervejarias;
- Às 17h encerra a festa e inicia a desmontagem da estrutura;
- Às 18h, início dos trabalhos de limpeza pública e gradativa reabertura do fluxo de trânsito;
- A Guarda Municipal de Trânsito estará auxiliando os motoristas nas ruas adjacentes que dão acesso à rua XV de Novembro durante todo o dia.
Fonte: Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica e coordenador do 19º Encontro de Stammtisch (3326-6901 / 9968-9895); e Lílian Ribeiro, diretora de eventos da Vila Germânica (3326-6901/9983-3442).
Repórter: Rafaella Fernandes (3326-6901/9994-0111)
Editoria: Saúde
Prefeitura promove Educação em Saúde com diabéticos do município
Paralelo aos trabalhos já desenvolvidos com os diabéticos em todas as unidades de Saúde, iniciativa do AG do Fortaleza conta com a parceria da Advali e equipe multiprofissional para assegurar a manutenção do tratamento contra a doença
Nesta quarta-feira, dia 14, profissionais do Ambulatório Geral (AG) Mário Jorge Vieira, do bairro Fortaleza, promovem uma ampla discussão sobre diabetes com um grupo formado por 25 portadores da doença e que estão em fase de tratamento com uso das fitas de glicemia. O encontro acontece, às 8h30min, no Centro Social do Fortaleza, na rua Paula Hoeltgebaum.
Trata-se uma assistência direta promovida pela Prefeitura, através da Educação em Saúde, com os portadores de diabetes e que inclui, além de orientações e debates específicos sobre a doença, palestras com uma equipe multiprofissional da rede pública de Saúde, entre eles psicólogos, fisioterapeutas, nutricionais, assistentes sociais, incluindo assistência farmacêutica e de enfermagem. Todo o trabalho é realizado em parceria da Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí (Advali).
Os encontros são realizados uma vez por mês, sempre com temas relacionados a doença. Além disso, os profissionais do AG aferem, durante as reuniões, a pressão arterial dos participantes, incluindo o índice de massa corporal. O objetivo é assegurar e conferir o avanço de cada integrante durante o tratamento, além de incentivar a participação no grupo. Mais informações pelos telefone 3323-8634, 3323-8637 e 3323-8636, no período da manhã, das 10h30min às 13h, ou no período noturno, a partir das 19h.
Fontes: Maria Clarice de Souza, coordenador do AG (9968-9768) e
Santusa Napoleão dos Santos, farmacêutica do AG (9953-5890)
Repórter: Joni César (3221-5915, 9977-9837)
Editoria: Assistência Social
Aprendizes da Fundação Pró-Família produzem doces Bem Casados, lembrança oficial dos noivos do III Casamento Coletivo, nesta quinta, 15
A III edição do Casamento Coletivo de Blumenau ganha em 2010, a participação dos alunos do Programa Aprendiz da Fundação Pró-Família, organizadora do evento. Nesta quinta-feira, 15, no horário das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min, um total de 20 aprendizes “colocam a mão na massa” com a orientação de uma doceira voluntária e trabalham na produção e embalagem dos doces Bem Casados, a lembrança oficial do evento, que será entregue aos noivos, no próximo dia 29 de maio. A produção inicial dos doces, que devem chegar a marca dos 600, acontece no refeitório do Pró-Adolescente ( rua Alberto Stein,s/nº)
Fontes: Patrícia Loch Kleinübing,Presidente da Fundação Pró-Família (3326-6972 – 9968-9751 ) Leila Menestrina, Diretora dos Programas da Criança e do Adolescente) (3326-7426- 9968-9711)
Repórter: Viviane Roussenq (3326-6836/ 9968-9751)
(1ª Edição)
Editoria: Geral
Prefeitura beneficia 33 famílias da Água Verde com pavimentação de duas ruas
Ordens de serviço das vias Carlos Kuhlmann e Otto Wagner vão ser assinadas, nesta quarta-feira, dia 14. Obras fazem parte do Projeto Sistema de Mutirão. Somente neste ano, a administração já entregou obras de quatro ruas e executou sete ordens de serviço para início das obras
A atual administração intensifica os trabalhos de melhorias de infraestruturas para a comunidade blumenauense. Mais 33 famílias do bairro Água Verde (ver tabela) serão beneficiadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de obras, com a pavimentação de duas ruas, ambas executadas pelo Sistema de Mutirão, parceria com a comunidade e o Badesc. Nesta quarta-feira, dia 14, às 19h, vão ser assinadas as ordens de serviço para pavimentação das vias Carlos Kuhlmann e Otto Wagner.
Somente nos últimos 60 dias, foram sete ordens de serviços assinadas (ver tabela) para o início das obras. Quando concluídas 142 famílias terão à disposição, dentre outros benefícios, áreas verdes e CEIs. Além disso, em cinco anos da implantação da parceria, a Prefeitura já entregou a pavimentação de 153 ruas. Na última quarta-feira, dia 07, houve a inauguração da rua Rodolfo Fischer, bairro Itoupava Central, a quarta via concluída neste ano.
A Região Oeste da cidade engloba, além da Água Verde, outros sete bairros (ver tabela), se concentra – como uma das principais áreas de atuação da administração pelo Sistema de Mutirão. Desde sua implantação, em 2005, a região já foi contemplada com a entrega de pavimentação de 54 ruas. O resultado reflete em melhorias para cerca de 2,2 mil famílias.
Execução: Quando estiver concluída, a obra de pavimentação da rua Carlos Kuhlmann vai beneficiar 18 famílias da localidade. O investimento total é de R$ 75.441,17. A adesão dos moradores para viabilização da obra foi de 84,21%. Serão 160 metros de extensão de drenagem pluvial e pavimentação com lajotas sextavadas – sob a responsabilidade da Lajetubos Artefatos e Serviços Ltda.
A adesão dos moradores da rua Otto Wagner foi de 84,61%. Será feita drenagem e pavimentação com lajotas sextavadas em 101,50 metros de extensão – beneficiando 15famílias da localidade. O valor da obra é de R$ 49.341,57 e também será executada pela Lajetubos Artefatos e Serviços Ltda.
Onde vai ser
|
Rua Carlos Kuhlmann, 24
Bairro: Água Verde
Horário: 19h
Data: 14/04/10 – quarta-feira
|
Ordens de serviços assinadas neste ano
|
Rua Pinhalzinho
|
Itoupava Central
|
|
Rua Luiz Stolfi
|
Itoupava Central
|
|
Rua Conde dos Prados
|
Fortaleza
|
|
Rua Militão Schneider
|
Ponta Aguda
|
|
Rua Guimarães Rosa
|
Fidélis
|
|
Carlos Kuhlmann
|
Água Verde
|
|
Otto Wagner
|
Água Verde
|
Bairros da região
|
Água Verde
|
|
Velha
|
|
Velha Central
|
|
Velha Grande
|
|
Passo Manso
|
|
Salto Weissbach
|
|
Badenfurt
|
|
Testo Salto
|
Fontes: Alexandre Linhares Brollo, secretário de Obras (3326-9325/9968-9893) e Almir Vieira, diretor de Obras Comunitárias da Semob (3326-6764/9945-9480)
Repórter: Humberto Trindade (3326-6995/9194-0745)
Samae faz conserto de adutora nesta terça-feira
O Samae conserta, nesta terça-feira (13), um vazamento na adutora que abastece o reservatório R1 (rua Bahia, próximo ao nº 166). Os trabalhos começam às 7h, com previsão de término às 12h, quando o abastecimento deverá ser retomado.
Devido ao conserto, pode faltar água nesta terça nos seguintes bairros:
Victor Konder
Itoupava Seca
Fortaleza
Itoupava Norte
Nova Esperança
Vila Nova
Velha - até a Igreja Cristo Rei.
Fonte: Eugênio Roncáglio, gerente de Manutenção (3331-8458/9627-3936);
Repórter: Jaime Avendano (9968 9713)
Prefeitura reforça campanha de ajuda para vítimas da calamidade no RJ
Doações podem ser feitas até o próximo domingo, dia 18. Onze itens constam da lista de primeiras necessidades. Entretanto, a Secretaria da Defesa Civil pede para que a população não traga roupas e calçados, devido ao grande número de peças já arrecadadas desses itens
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Defesa Civil (Sedef) e da Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Semascri), reforça a mobilização, até o próximo domingo, dia 18, a campanha “Solidariedade ao Rio de Janeiro – Niterói”. O objetivo é enviar doações ao Estado do Rio fortemente atingido pelas chuvas nos últimos dias. A campanha foi mobilizada após manifestação do município de Niterói, contatado por Blumenau logo após a tragédia.
Dos itens para doação, o major Aldo Baptista Neto, da Secretaria de Defesa Civil, solicita que a população não traga roupas e nem calçados. Segundo ele, o pedido foi feito pela Defesa Civil do Estado carioca – devido ao grande número desses itens já arrecadados. Entretanto, Neto reforça a necessidade de colchões, cobertores, travesseiros, bem como alimentos e itens de higiene.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Coronel Carlos Olímpio Menestrina, para que as doações atendam às necessidades dos atingidos adequadamente é necessário o envio somente dos seguintes itens:
- Colchões (preferencialmente novos)
- Cobertores (preferencialmente novos)
- Travesseiros (preferencialmente novos)
- Leite em pó ou em caixinha (longa vida)
- Enlatados
- Fraldas geriátricas e infantis
- Escova e pasta de dentes
- Shampoo
- Sabonete
- Água
As doações poderão ser depositadas, até o dia 18 de abril, nos seguintes pontos de coleta distribuídos pelo município: 23º Batalhão de Infantaria, quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, sede da Semascri (Rua Antônio da Veiga, nº 439, bairro Victor Konder), além dos supermercados Angeloni, BIG, Bistek, Cooper, Giassi, Super Top Mercado Central.
Após o término da campanha, o material será enviado ao Rio de Janeiro. Segundo o secretário de Assistência Social, Mário Hildebrandt, “essa é a oportunidade que Blumenau tem de auxiliar o Rio de Janeiro, um dos Estados que mais colaborou com donativos em 2008 para Blumenau”.
Fontes: Carlos Olímpio Menestrina, secretário municipal de Defesa Civil (3326-1441/9607-5307), Mário Hildebrandt, secretário municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente (3326-6934/9975-0032) e major Aldo Baptista Neto, secretaria de Defesa Civil (3326-1441/9985-1763)
Repórter: Humberto Trindade (3326-6995/9194-0745)
Editoria: Saúde
Mais de 22 mil pessoas imunizadas contra a gripe em Blumenau
Um total de 22.428 pessoas já foram imunizadas contra a gripe em Blumenau durante a 3ª etapa de vacinação contra a doença. São 5.195 crianças com mais de 6 meses de idade e que ainda não completaram 2 anos de vida, 2.060 gestantes e 6.178 portadores de doenças crônicas, com idade inferior a 60 anos. A população na faixa etária de 20 a 29 anos de idade integram outros 8.995 imunizados. A 3ª etapa de imunização prossegue até o dia 23 de abril, nos postos de saúde que possuem sala de vacinação.
Idosos - A população acima de 60 anos começa a receber a vacina a partir do dia 24 de abril até o dia 7 de maio. A Secretaria de Saúde vai realizar ainda mais uma etapa de vacinação em Blumenau, exclusivamente para as pessoas com faixa etária entre 30 a 39 anos, no período de 10 a 21 de maio. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, diferente do ano passado, a vacinação contra a Gripe A este ano, em Blumenau, segue as normas e orientação do Ministério da Saúde, sendo aplicadas no município conforme os diferentes grupos existentes.
Confira o quadro de imunização contra a gripe em Blumenau
|
Público alvo
|
Imunizados
|
Meta em Blumenau
|
|
Crianças
|
5.195 (83%)
|
6.250
|
|
Gestantes
|
2.060 (60,2%)
|
3.418
|
|
Portadores doenças crônicas
|
6.178
|
|
|
Adultos (20 a 29 anos)
|
8.995 (16,35%)
|
55 mil
|
Fonte: Marcelo Lanzarin, secretário de Saúde (3221-5902, 9628-1818)
Marcelo Shaefer, diretor de Vigilância em Saúde (9101-3940)
Raquel Cristina Martelli, gerente de Vigilância Epidemiológica (3222-3240, 99274991)
Repórter: Joni César (3221-5915, 9977-9837)
Editoria: Assistência Social
Secretário de Assistência Social participa de reunião da CIT em Brasília nesta quarta-feira ,14
O Secretario de Assistência Social e vice-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Mario Hildebrandt, participa nesta quarta-feira,14, em Brasília, de reunião da Comissão Intergestora Tripartite (CIT). A comissão é um espaço de articulação entre os gestores (federal, estaduais e municipais), com o objetivo de viabilizar a Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social. O encontro acontece a partir das 9h, na sala de reuniões do Conselho Nacional de Assistência Social, na Esplanada dos Ministérios.
Entre os pontos principais da pauta, está a ampliação de ações da Política de Assistência Social em âmbito nacional. Hildebrandt aproveita a oportunidade para visitar a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional visando reforçar a solicitação do recurso empenhado em janeiro deste ano e que ainda não foi liberado pelo Governo Federal para a execução do projeto de apoio na manutenção das moradias provisórias, da ordem de R$1 milhão.
Fonte:Secretário de Assistência Social, Mário Hildebrandt ( 3322-6934/9975-0032)
Repórter: Viviane Roussenq ( 9968-9751-3326-6836)
Secretaria de assistência social realiza II Conferência Regional de Economia Solidária na terça-feira, 13
A Secretaria da Assistência Social, da Criança e do Adolescente realiza a II Conferência Regional de Economia Solidária que ocorrerá na próxima terça-feira, 13, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), no Auditório do Bloco “T”, no horário das 8h às 18h. O evento tem a parceria da Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI) e vai abordar o tema “O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento”.
A Semascri integra a RESVI, através do Programa de Inclusão Produtiva, que mantém assessoria e fomento a organizações de associações e cooperativas populares.
Entre os bons resultados colhidos no Programa, estão a Cooperativa dos Grupos de Inclusão Produtiva (Coopergip’s), integrado por 24 mulheres, que atua na produção têxtil e a Associação de Catadores de Material Reciclado (Reciblu), com 80 associados.
Fonte: Secretário Municipal de Assistência Social, Mário Hildebrandt (3326-6934 e 9975-0032)
Repórter: Viviane Roussenq (3326-6836/ 9968-9751)
Editoria: Cultura
Um encontro entre o livro e a leitura
Fundação Cultural de Blumenau promove o 13º Proler a partir de 10 de maio. Evento é direcionado para a comunidade e profissionais da área e contará com extensa programação cultural e ciclo de palestras
Com o tema “Nas trilhas da leitura, do acesso, experiências e processos”, as inscrições para o 13º Encontro Regional do Proler, em Blumenau, estão abertas. Direcionado para a comunidade em geral interessada na promoção da leitura, da literatura e da biblioteca, o evento começa dia 10 de maio (ver tabela) e contará também com participações de educadores, bibliotecários, auxiliares de biblioteca e promotores de leitura. Interessados podem ser inscrever, até a data de início da programação pelo site http://prolervale.libertar.org/, ou pelo e-mail prolervale@gmail.com. As vagas são limitadas.
Em Blumenau, o Programa de Incentivo à Leitura (Proler) está ligado à Fundação Cultural de Blumenau (FCB). O Programa conta com uma agenda de eventos (este ano terá só o 13º Encontro), ligados aos leitores, tais como reuniões do comitê, como também, encontros destinados ao público.
Dentre os projetos desenvolvidos pela Fundação Cultural estão: Hora da Leitura e o Autor-Escola. Tem ainda o Pão e Poesia, o qual poemas são publicados nos sacos de pão e entregues às padarias. O Programa conta ainda com vários outros trabalhos que destacam a importância da leitura e do discernimento crítico do que se lê.
O que é
|
O Programa de Incentivo à Leitura foi criado em 1992 pelo Governo Federal e está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2002 o Comitê Regional do Proler foi instalado em Blumenau. Atualmente conta com representantes de Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial e Timbó. O Comitê tem por objetivo desenvolver eventos de formação e promoção em leitura.
|
Período
|
Momento Cultural e Palestras
Dias 10, 11, 17,18 e 24/05
|
Fonte: Sandra Cristina da Silva, coordenadora do Comitê Regional do Proler de Blumenau (3326-6787/9968-9793)
Repórter: Humberto Trindade (3326-6995/9194-0745)
Semana enfoca Monteiro Lobato e destaca a leitura
Exposição, com diversas atividades será entre segunda-feira, dia 12 e sexta-feira, dia 16, na Biblioteca Fritz Müller. Escolas podem agendar grupos de visitação
Uma vida dedicada a escrever ”livros os quais as nossas crianças possam morar”. Monteiro Lobato, autor de O Sítio do Pica-Pau Amarelo, empresta a data de seu nascimento, dia 18 de abril, para a realização da Semana Monteiro Lobato, da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Blumenau - entre segunda-feira, dia 12 e sexta-feira, dia 16, na Biblioteca Dr. Fritz Muller. As atividades foram idealizadas para atingir o público infantil e seus familiares e a aproximação das crianças com o universo do maior escritor infantil do Brasil nascido em Taubaté, Interior de São Paulo.
A semana contará com brincadeiras e contação de histórias para toda a famílias. Na exposição, o público poderá conhecer o acervo da Biblioteca, composto por livros e revistas em quadrinhos antigos, além de objetos, documentos e obras literárias que contam a trajetória de vida do escritor Monteiro Lobato. O legado de 26 títulos dedicados à literatura infantil e o empenho frente ao movimento editorial brasileiro possibilitou a consagração do escritor como um dos personagens mais interessantes da história recente do país.
Personagens: Segundo Sandra Cristina da Silva, gerente de biblioteca, as escolas ainda podem agendar grupos de visitação para exposição. A Semana é uma oportunidade de conhecer (relembrar) as peripécias da boneca Emília e sua turma – Narizinho, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Pedrinho, Dona Benta, Cuca, Quindim, Saci e tantos outros.
Esses personagens fazem parte da obra mais conhecida do escritor “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Lá se instalam os personagens do mundo da fábula – mistura, na mitologia brasileira do sítio, outros das mais variadas origens fantásticas, da mitologia grega como a Medusa ao literário Dom Quixote e ao moderníssimo e tantas outras aventuras de conhecimentos.
Quem é
|
Monteiro Lobato – O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Morreu em 04 de julho de 1948, de um acidente vascular. Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos, englobando contos, ensaios, artigos e correspondências.
|
A exposição
|
Local: Biblioteca Dr. Fritz Muller
Endereço: Alameda Duque de Caxias, 64 – Centro
Data: entre 12 e 16 de abril
Horário: segunda a sexta-feira (8h às 17h30min)
Sábado (8h às 12h)
Entrada: Gratuita
Informações e agendamentos: 3326-6787
|
Fonte: Sandra Cristina da Silva, gerente de biblioteca (3326-6787/9968-9793)
Repórter: Humberto Trindade (3326-6995/9194-0745)
|