Visitas totais: 19380971

COLUNA POSTADA POR:

Arilton Barreiros (Política)

E-mail: arilton@radiosc.com.br

Fone/fax:

COLUNAS

O QUE ROLA NA REGIÃO

06/01/2015

 Coluna de Arilton Barreiros

 
30.12.14
 
E-mail: arilton@radiosc.com.br - celular 48 9616 4393- Twitter @ariltonradiosc
 
Frase: Com estupidez e boa digestão o homem pode enfrentar muita coisa.  Thomas Carlyle, escritor escocês.
 
Foto/ Legenda: Jairo dos Passos Cascães deixou a Secretaria Regional de Tubarão e no dia 5 assume oficialmente a presidência da Câmara
 
O QUE ROLA NA REGIÃO
 
- Presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural de Armazém (Cooperzém), Gabriel Bianchett, não esconde de ninguém sua mágoa com o fato de o terem denunciado no Ministério Público, mas termina o ano tranquilo e disposto a enfrentar uma nova eleição em 2015. A Assembleia será em julho.
 
- A AMUREL entregou ao município de Treze de Maio projetos elétrico, hidrossanitário, preventivo contra incêndio, arquitetônico, estrutural e complementares de uma creche municipal que terá 1.333m² de área construída. O projeto, feito a partir de assessoria técnica, foi entregue pela arquiteta Rafaela Beckhauser.
- O Banco Itaú prestou homenagem à Unisul pela passagem de seus 50 anos com a entrega de uma placa ao reitor Sebastião Salésio Herdt pelos representantes do banco, Iomar Lobo e Jaison da Silva Corrêa. O professor Valter Schmitz, pró-reitor de operações e serviços e o diretor financeiro, Adriano Dias, também estavam presentes.
- Presidente da Cergal, vereador Gelson Bento (PP) termina o ano plenamente realizado. Além de receber prêmio de eficiência concedido pela Aneel, recebeu do Deinfra a confirmação de aprovação do projeto para melhoria de distribuição da rede de energia do bairro São Martinho, beneficiando milhares de associados.
- O prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo, decretou férias coletivas aos servidores públicos municipais no período de 2 de janeiro a 31 de janeiro de 2015. Os secretários municipais estão autorizados a fazer escalas de servidores para os serviços essenciais à população.
 
- Prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, esteve no Dnit solicitando o pagamento do ISS pelo consórcio Camargo Corrêa, que está construindo a ponte Anita Garibaldi no valor de 1,5 milhão de reais e que está atrasado há três meses. Prefeito de Laguna foi acompanhado do deputado federal Edinho Bez.
 
- Com o encerramento de mais um ano, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina encerrou as atividades de 2014 julgando em dia os processos referentes ao ano. No total, foram julgados um total de 2.127 processos, entre representações, registros de candidaturas, prestações de contas, entre outros.
- Os veículos no Brasil passarão, em 2016, a ter placas no padrão Mercosul. As placas terão fundo branco, quatro letras e três números. O objetivo é facilitar a visualização e leitura das placas pelas fiscalizações eletrônicas, além de dificultar, com a ajuda de alguns dispositivos de segurança, eventuais clonagens.
- A Amurel entregou dois projetos importantes realizados com o assessoramento técnico de sua equipe. Um prevê a pavimentação e drenagem da avenida Sete de Setembro, em Rio Fortuna, e o outro é o da Estação de Tratamento de Água (ETA), do município de Imaruí.
 
FELIZ ANO NOVO
 
Mais um ano se indo e um novinho em folha chegando. Que este ano que está por vir traga juntamente consigo novas esperanças, novas pessoas, novos sonhos, novos objetivos e que todos nós tenhamos a capacidade de correr atrás e ir em busca do que realmente queremos. Que este ano traga-nos mais pensamentos positivos. Que nos traga mais força, para que possamos enfrentar as dificuldades que ainda estão por vir. Mais um ano se foi rapidamente. O início de um novo ano nos oferece a oportunidade de olhar com alegria, discernimento, entendimento e coragem para o ano que passou e para o ano que está chegando. É um bom momento para pararmos para olhar para nós mesmos, para os outros e para Deus. Desejo que no ano que está chegando, você realize todos os seus sonhos e acima de tudo você e os seus tenham muita saúde.  Feliz 2015 a todos. 
 
 
 
 
 
EDINHO PRESTIGIADO
 
A indicação do deputado federal eleito, João Paulo Kleinubing (PSD), para a Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina, anunciada pelo governador Raimundo Colombo, coloca oficialmente de volta o deputado Edinho Bez (PMDB) na Câmara ano que vem. A relevância maior da indicação fica por conta do fato de que João Paulo é novo como deputado e, portanto, não tem gabinete e nem servidores no Congresso, o que dá a Edinho Bez a condição de manter toda a sua estrutura atual sem nenhum tipo de problema. Se o governador chamasse um deputado federal reeleito, a questão seria totalmente diferente. Edinho teria que dividir gabinete, funcionários e até emendas parlamentares. Alguns podem até achar que não, mas tudo foi pensado por Colombo e Eduardo Moreira como forma de prestigiar quem sempre foi fiel e, inclusive, ofereceu-se para o sacrifício quando se candidatou a prefeito de Tubarão para unir o PMDB da Cidade Azul. A recompensa está vindo agora.
 
 
 
VITORIA DOS FISIOTERAPEUTAS
Acupuntura, quiropraxia e osteopatia podem ser praticadas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, não sendo métodos restritos a profissionais da medicina. Foi o que decidiu, por unanimidade, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da Região, ao julgar apelação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. As entidades profissionais contestavam decisão da Justiça Federal que considerou fisioterapeutas aptos a utilizarem a acupuntura como método de tratamento e diagnóstico, como estabelecido nos regimentos do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região. O relator do processo, desembargador federal Luís Alberto Aurvalle, confirmou a sentença da 9ª Vara Federal de Porto Alegre, compreendendo a prática como constitucional. A decisão considera o fato de que práticas como a acupuntura e a quiropraxia já eram realizadas por fisioterapeutas antes mesmo de se tornarem áreas de interesse da medicina.
 

IMAGENS