Visitas totais: 19148810

COLUNA POSTADA POR:

Arilton Barreiros (Política)

E-mail: arilton@radiosc.com.br

Fone/fax:

COLUNAS

O que rola na Região

22/04/2015

 E-mail: arilton@radiosc.com.br - celular 48 9616 4393- Twitter @ariltonradiosc

 
Frase: O roubo é uma instituição estável em um mundo instável. Samuel Goldwin, produtor americano.
 
Foto/ Legenda: Prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo, comprou uma briga com o vereador Jean Rodrigues ao mandar embora seu pai que era Secretário de Agricultura e que comprometia a administração com um trabalho ruim.
 
 
O QUE ROLA NA REGIÃO
 
- Presidente da Câmara de Tubarão, Jairo Cascaes recebeu a visita de lideranças políticas da região Sul, que o convidaram para participar do evento alusivo aos 11 anos da primeira marcha pela duplicação da BR-101. A solenidade ocorrerá em Criciúma no dia 29 próximo, no auditório da Associação Comercial.
 
- Pesquisa Datafolha divulgada recentemente revela que o ex-presidente Lula ainda é apontado como o melhor presidente da história pelos brasileiros, com 50% da preferência nacional; FHC aparece em segundo lugar, com 15%, seguido de Getúlio Vargas, com 6%.
 
- Ex-deputado e ex-prefeito de Tubarão Miguel Ximenes de Mello Filho foi condenado pelo Tribunal de Justiça a indenizar o Estado em R$ 15 mil, devidamente corrigidos desde 2003, pela divulgação jornalística de publicidade oficial e promoção quando era secretário dos Transportes. A denúncia partiu da então deputada Ideli Salvatti.
 
- De autoria dos vereadores do PT Clodoaldo de Medeiros, Paulo Henrique Lúcio e Éderlei Zim da Silveira, foi aprovado pela Câmara de Tubarão o projeto de lei que denomina de Domingos Margotti uma via pública localizada em Sertão dos Corrêas. 
 
- Prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, ao discursar na inauguração do asfalto da estrada de Campo Bom, além de agradecer ao governador Colombo pela obra, garantiu que a prefeitura estará realizando todo o trabalho da cabeceira da ponte de Congonhas e pediu que o prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti, fizesse o mesmo.
 
- Está em fase de finalização a nova loja da rede de supermercados Manentti, de Criciúma, edificada no município de Capivari de Baixo. A construção segue dentro do prazo e conforme o diretor de expansão da empresa, Nério Manenti, deve ser finalizada até o mês de junho, com inauguração logo a seguir.
 
- Durante a solenidade de inauguração da pavimentação do asfalto de Campo Bom os deputados presentes abriram mão de usar da palavra para que o ex-deputado Joares Ponticelli falasse em nome de todos. Ponticelli foi um grande defensor para que a rodovia recebesse o asfalto. 
 
- Devido à falta de sinal para a telefonia celular que atinge a comunidade trabalhadora de Pinheiral em Braço do Norte, o deputado estadual José Nei Ascari, PSD, está solicitando à Anatel a instalação de uma antena de celular na referida comunidade, com o objetivo de melhorar o sinal de toda a área.
 
- Depois de perder parte de sua bancada para o PSD, o DEM agora vai desaparecer por completo com a fusão que está a caminho com o PTB. Está para nascer o PTBD. O maior problema tem sido o fato de que muita gente do PTB não quer largar a fatia que tem do bolo. 
 
- As ações preferenciais da Petrobras saltaram 6,73% e as ordinárias avançaram 7,87%, na quinta sessão consecutiva no azul. No mês, as ações preferenciais da estatal acumulam alta de 37% e as ordinárias, de 40%. 
 
 
 
O TEMPO PASSA
 
No dia 19 de junho de 1999, o Fórum Parlamentar da Amurel, que deixou de existir já faz tempo, esteve reunido em Braço do Norte e priorizou algumas ações para o desenvolvimento da região. Os assuntos elencados foram: deflagração de programa efetivo de recuperação dos recursos hídricos, Centro de Treinamento de Agricultores e Pescadores, Aeroporto Regional, permanência das agências do INSS em Braço do Norte e Orleans, construção de comportas no Rio Congonhas, implantação da ZPE em Imbituba, apoio ao desenvolvimento do turismo, efetivação da Interpraias, asfaltamento da SC-440, recuperação da SC-438, retificação e asfaltamento da SC-407, asfaltamento da Serra do Corvo Branco, construção de interseção no Km 326 da BR-101, em Capivari, construção de elevado na Patrício Lima, asfaltamento do acesso norte de Laguna, contorno viário de Braço do Norte, asfalto no acesso sul de Imaruí, pavimentação do acesso sul de Treze de Maio. Pergunta-se: 16 anos depois, o que foi feito?
 
SOBRAM CANDIDATOS
 
Faltando cerca de um ano e meio para as eleições de 2016, já sobram candidatos para disputar a prefeitura de Tubarão. O PP já indicou Deka May. O PSDB tem em Carlos Stüpp seu principal nome. O PMDB aposta fichas nos vereadores Evandro Almeida e Edson Firmino e ainda tem gente que fala no deputado federal Edinho Bez. O PR já se manifestou com o professor Maurício Silva. O PSD tem predileção pelo secretário regional Caio Tokarski. Até o PPS colocou o radialista Paulo Garcia como candidato. Como o PT buscará a reeleição de Olavio Falchetti, resta agora aguardar para que algum outro nome surja no cenário político tubaronense. Nomes não faltam, apesar de todos sabermos das dificuldades enfrentadas por quem dirige o município. O jogo mal está começando e as peças estão, aos poucos, sendo colocadas no tabuleiro. Resta saber quem terá cacife para ir até o fim. Façam suas apostas.
 
TUDO TEM LIMITE
 
Durante a inauguração da obra de pavimentação da estrada que liga o Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, ao Distrito de Morro Grande, em Sangão - trecho de 6,6 quilômetros de extensão, com custo de R$ 6,2 milhões -, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, usou da palavra para um contundente pronunciamento devido à presença de professores ligados ao Sinte (Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Santa Catarina), que protestaram aos gritos e atrapalharam todo o cerimonial. O ex-deputado Joares Ponticelli, que foi chamado de traidor, disse, ao usar da palavra, que sentia vergonha em saber que seu filho era educado por pessoas tão despreparadas. Colombo, que normalmente é muito calmo e ponderado em suas declarações, nem fez referência ao aeroporto que será inaugurado no final do mês. Lamentou que o sindicato seja inflexível nas suas exigências e ressaltou que para tudo existe limite. Segundo ele, o governo já avançou no que era possível.
 

IMAGENS