Visitas totais: 19380917

COLUNA POSTADA POR:

Arilton Barreiros (Política)

E-mail: arilton@radiosc.com.br

Fone/fax:

COLUNAS

Política - O que rola na região

05/08/2015

Coluna de Arilton Barreiros
 
03.08.15
 
E-mail: arilton@radiosc.com.br - celular 48 9616 4393- Twitter @ariltonradiosc
 
Frase: É pena. Todas as pessoas que sabem como dirigir um país estão ocupadas, conduzindo um táxi  ou cortando cabelo. George Burus, ator, comediante e escritor americano.
 
Foto/ Legenda: Secretário Regional de Tubarão, Caio Torkaski não será candidato a vereador na eleição do ano que vem. Só se descompatibiliza do cargo em abril para ser candidato a prefeito ou vice.
 
O QUE ROLA NA REGIÃO
 
 
- Prefeito de Pescaria Brava, Antônio Honorato, será candidato à reeleição caso o seu partido, PSDB, não ponha nenhum obstáculo. Ele pretende trabalhar para formar uma aliança capaz de dar sustentabilidade ao seu governo. Honorato tem problemas sérios para administrar porque a Câmara não está ao seu lado.
 
- Segundo o programa de TV Globo Rural, o Brasil é o maior exportador de frangos do mundo. Os maiores compradores são, pela ordem, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Venezuela e China. Interessante que na relação não se vê nenhum país da Europa e muito menos dos Estados Unidos. Por que será?
 
- Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, está concedendo aumento de 20% para os servidores da segurança pública em cumprimento à legislação aprovada ano passado. Agora a segurança pública de nosso Estado terá a melhor tabela de remuneração de todo o Brasil.
 
- Presidente da Combemtu, Maria Aparecida Alves Capistrano, e a coordenadora, Janine Cristine Koening, agradecem a parceria da Havan, que com o chamado Troco Solidário repassou à entidade, recentemente, a quantia de R$ 26 mil. 
 
- Vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, garantiu mais cursos para a Udesc de Laguna no ano que vem. Também se comprometeu a colocar no plano rodoviário do Estado a estrada Ageu Medeiros, que liga Tubarão a Laguna pela beira-rio. 
 
- O PMDB de Tubarão deverá ter eleições em outubro e é possível que haja mudança no comando da sigla. O preferido da cúpula do partido é o vereador Evandro Almeida, mas, por fora, Luiz César Guimarães Marçal trabalha junto aos filiados para ser o novo presidente. 
 
- Na Câmara de Tubarão, o vereador do PT Matusalém dos Santos solicitou ao engenheiro Benoni Schmidt Filho informações sobre a possibilidade de adequar o horário de movimentação das composições da Ferrovia Tereza Cristina em algumas vias urbanas de Tubarão no horário de pico.
 
- Vereador do PSDB de Tubarão, João Gonçalves Fernandes, foi à tribuna cumprimentar a administração municipal pelas obras de drenagem da Rua dos Ferroviários. João também apresentou projeto que denomina de Valdemar Rafael uma via pública no bairro da Guarda, margem esquerda.
 
- PMDB de Imbituba, dirigido por Jailson Teixeira, tem realizado diversas reuniões objetivando a pré-candidatura a prefeito ano que vem do empresário Luiz Gonzaga de Carvalho, conhecido por Zaga da Inkor. O slogan da campanha, inclusive, já está definido: “PMDB a favor de Imbituba”.
 
- Deputado estadual Valmir Comin, primeiro secretário da mesa diretora da Assembléia, preocupado com a violência na região, fez um pedido de informação ao secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba. Comin quer saber o número de policiais que trabalham nas regiões da Amurel, Anrec e Amesc.
 
PONTICELLI VEM AÍ?
Dirigentes do PP, se perguntados, negam. As lideranças do partido no Estado se entreolham e dizem que em política tudo pode acontecer. Nesta semana surgiu comentário de que o ex-deputado e atual presidente do PP no Estado, Joares Ponticelli, vai vir definitivamente para Tubarão e, se tudo correr bem, poderá até ser candidato a prefeito na eleição do ano que vem. Segundo o mesmo comentário, Joares deverá deixar a presidência do partido e provavelmente o deputado federal Esperidião Amin, que comandará a sigla, não o convidará para participar da executiva. Joares, que chegou a ser governador do Estado, na última eleição tomou o caminho errado e acabou ficando sem mandato. Não é de se estranhar se, de fato, ele vier para a Cidade Azul e participar do pleito com força total, sendo ou não candidato. Será uma oportunidade para fazer uma boa eleição e permanecer vivo para 2018. 
 
EDINHO É PRESSIONADO
 
Durante encontro da juventude do PMDB realizado em Tubarão, o deputado federal Edson Bez de Oliveira, o Edinho, foi pressionado pelos presentes a colocar seu nome à disposição do partido para ser candidato a prefeito no ano que vem. Além dos jovens, Edinho também sofreu pressão por parte de várias lideranças do partido e até mesmo da executiva estadual. Ontem o parlamentar nos ligou para dizer que pensou muito sobre a questão e que decidiu que vai atender os apelos. Isso posto, significa dizer que já temos como candidatos para 2016 o atual prefeito, Ouviu Falchetti, pelo PT; Carlos Stüpp, pelo PSDB; Deka May, pelo PP; Caio Tokarski, pelo PSD e Paulo Garcia, pelo PPS. A presença de Edinho na eleição do ano que vem em Tubarão como candidato já era esperada. Hoje é o único nome que tem condições de manter o partido unido na Cidade Azul, com todo respeito aos outros dois postulantes, vereadores Edson Firmino e Evandro Almeida.
 
 
ENXUGANDO AGORA?
 
É interessante ler informações de várias prefeituras dando conta de que é necessário enxugar a máquina para sobreviver ao momento de crise pelo qual passamos. A grande maioria dos senhores prefeitos reclama da falta de recursos e diz que não há condições de se fazer grandes investimentos devido ao alto custo da máquina municipal. Ora, os prefeitos já estão na metade do seu terceiro ano de mandato. Alguns completam quase sete anos. Quando assumiram não sabiam que deveriam ter cuidado com pessoal e com os orçamentos? Será que quando tomaram posse os cofres estavam abarrotados e por isso não houve nenhuma preocupação neste sentido? Realmente é complicada a questão. Como ano que vem teremos nova eleição, seria interessante que os futuros candidatos começassem a pensar nas colocações que fazemos para depois não reclamarem tanto.
 

IMAGENS