Visitas totais: 19733915

COLUNA POSTADA POR:

Arilton Barreiros (Política)

E-mail: arilton@radiosc.com.br

Fone/fax:

COLUNAS

Política - O que rola na região

15/11/2015

 
 
 
Frase: O sol aceita bem passar por janelas pequenas. Frederik Willen, escritor holandês

 Eduardo Moreira, atual vice-governador, também poderá renunciar em 2017 para manter juntos o PSD, PMDB e PP. 
 
- Ex-deputado Joares Ponticelli assumirá cargo de diretor da Assembléia Legislativa a partir do dia 1º de novembro na vaga de Reno Caramori, que foi para outro cargo no governo. Indiretamente, o governador Raimundo Colombo acabou sendo parceiro do deputado, que muito o ajudou no primeiro mandato. 
 
- Senador Roberto Requião (PMDB) desmitificou o julgamento das ditas pedaladas ocorrido pelo TCU. Segundo o parlamentar, o descumprimento dessas metas é uma pressão do capital internacional e não existe sanção alguma caso seja descumprida. Não houve nenhum crime, ninguém se apropriou de recursos públicos, concluiu.
 
- Vereador Andrey Pestana de Farias deverá ser o candidato do PSD à prefeitura de Laguna na eleição do ano que vem. Jovem, casado, com experiência de dirigir o campus da Udesc em Laguna e com fama de bom gestor, poderá ser a grande novidade na disputa. O PSD trabalha para encontrar um bom vice para compor a chapa.
 
- A campanha Outubro Rosa torna-se importante na medida em que o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta em 90% as chances reais de cura. Trata-se de uma doença de alta incidência, com uma projeção de quase 60 mil novos casos no país só neste ano.
 
- Uma justa homenagem foi aprovada pela Câmara de Tubarão. De autoria do vereador Edson Firmino, o projeto de lei que denomina de João Batista Lopes do Nascimento uma via pública no bairro Passo do Gado foi aprovado por unanimidade. O popular Ligeirinho, que passou pelas principais emissoras de Tubarão, prestou grandes serviços à comunidade.
 
- Apresentadora da TV Unisul, Sibele Cristina, assinou ficha de filiação no PP, Partido Progressista. Ela aceitou convite do ex-deputado Joares Ponticelli e do pré-candidato a prefeito Deka May. Sibele, inclusive, deverá ser candidata a uma cadeira na Câmara de Tubarão no ano que vem.
 
- Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Tubarão e Região (Sindilojas) está realizando uma pesquisa sobre sua imagem. A intenção do presidente, Harrison Cachoeira, é melhorar a atuação do sindicato e conquistar melhores resultados para as empresas que representa.
 
- Professor da Unisul José Henrique, após reunião com o prefeito Everaldo dos Santos e com o vereador Vilsinho, acaba de se filiar ao PSDB de Laguna. Escritor do Farol e com vários trabalhos comunitários, Zé Henrique se habilita em disputar a próxima eleição. Se tiver apoio da Ilha, será um forte nome.
 
- Luiz César Guimarães Marçal deverá ser mesmo o novo presidente do PMDB de Tubarão. O vereador Evandro Almeida que era cotado como favorito para assumir a sigla declarou que não tem mais interesse e é a favor de Marçal por entender que o mesmo é mais antigo no partido e sempre se dedicou ao mesmo.
 
- Quem quiser, que acredite. O presidente do diretório do PMDB de Tubarão, Mário César Carvalho, o popular César do Sine, disse que o deputado federal Edinho Bez não foi ministro dos Transportes na reforma da presidente Dilma porque não quis.
 
 
TRIANGULAÇÃO PERFEITA
 
Cansado de falar para as paredes em Brasília, onde não conseguiu se sobressair, o deputado federal Cesar Souza resolveu abandonar o mandato e voltar para Santa Catarina. Depois de várias articulações uma perfeita triangulação foi feita e tudo devidamente acertado. A cadeira de Cesar será ocupada agora pela suplente Ângela Albino que estava como secretária estadual na pasta da Assistência Social. Em seu lugar assume o tubaronense Geraldo Althoff que deixou sua cadeira para César Souza. A triangulação acabou beneficiando o tubaronense Geraldo Althoff já que seu cargo de secretário de assuntos estratégicos era praticamente de segundo escalão. Agora com uma secretaria estruturada e com recursos, Althoff passa para o primeiro time de Raimundo Colombo a quem sempre se mostrou fiel e companheiro. Esperamos que a área social da região e especialmente de Tubarão sintam a diferença com o novo comandante.
 
 
 
COMEÇAR DE NOVO
 
Após defenderem a fidelidade partidária, os nossos políticos atuam no caminho inverso e alteram descaradamente as regras, visando a benefícios momentâneos para se garantirem no poder. A troca por um partido novo poderá ser feita por quem desejar, sem nenhum problema de perda de mandato. Sem nenhuma vergonha, criaram um artigo dando prazo até março do ano que vem para a migração. As mudanças estabelecidas foram feitas para beneficiar quem está no poder, sem o risco de cobrança partidária de quem quer que seja. Uma lástima. A fidelidade dessa gente não existe. São poucos os que honram com a palavra empenhada. Como acreditar em um parlamento que é sedento por cargos e mentiroso em tudo o que diz? O pior é que esse mesmo parlamento fala de corrupção com a maior cara de pau. Que moral possuem para pedir impeachment de alguém? Começar tudo de novo seria o ideal. Mas como fazer isso?
 
ARTE NO POSTE
 
Merece destaque a idéia da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão), presidida pelo jovem e dinâmico empresário Luciano Menezes, em parceria com a prefeitura de Tubarão, Celesc, curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul, cujo coordenador é o ex-vereador e ex-vice-prefeito Rodrigo Althoff Medeiros, e a empresa Celesp, do empresário Argemiro D’agostin, em realizar o projeto “Arte no Poste”. O projeto consiste em criar desenhos inicialmente em 36 postes localizados na área central do município. Um exemplo do que se pretende fazer é o poste localizado na entrada do Cettal, da Unisul. O objetivo de converter algo visto como comum em algo bonito e atrativo, humanizando e transformando a cidade, precisa ser elogiado. Já neste sábado, Dia D, caso o tempo permita, o trabalho será iniciado. Se houver aprovação da população, os postes em Tubarão terão um novo visual.

Coluna Arilton Barreiros
 
 
E-mail: arilton@radiosc.com.br - celular 48 9616 4393- Twitter @ariltonradiosc
 
 
 

IMAGENS