Visitas totais: 25188587

NOTICIA POSTADA POR:

Eximproviso notícias em geral

E-mail: eximproviso@eximproviso.net

Fone/fax: (48)9948-2020

NOTICIA:

II Semana Dona Tereza Cristina acontecerá de 26 a 30 de abril

16/04/2021

O Museu Ferroviário de Tubarão traz esse ano, como tema gerador de seu Programa Educativo e Cultural, “Lugares de Memória - Memória do Lugar”, que tem na história do Bairro de Oficinas o ponto de partida para ações de pesquisa, educação e reflexões junto com a sociedade.

 

A museóloga Silvana Silva de Souza propõe, pensar o lugar como espaço representativo da memória e do patrimônio tornando-se território de interseção de identidade, vivências e experiências que se materializam e se apagam na paisagem. “Esse bairro que é tão importante, que tem uma identidade muito forte ligada a identidade de Tubarão, o maior e mais populoso bairro da cidade e que também tem a sua história muito ligada a estrada de ferro Dona Tereza Cristina. Pesquisar essas memórias e trazer isso para que a comunidade reflita é muito importante para valorizar e fortalecer a identidade do próprio bairro”, explica Silvana.

 

“Oficinas: a história de Tubarão passa por aqui” é o tema dessa semana que, em virtude do agravamento da pandemia da Covid-19 terá sua programação realizada via encontros virtuais, entre os dias 26 a 30 de abril de 2021, através das plataformas digitais do Museu Ferroviário de Tubarão.

 

 

Programação:

26/04/2021 – 19 horas: Live - Lugares de Memória – Memória do lugar: paisagem cultural do bairro de oficinas. Com a Museóloga Silvana Silva de Souza. Instagram @museuferroviariotb.27/04/2021 – 19 horas: Live - “O processo criativo que culminou na produção do livro infantil, “Sua Majestade, Donna Locomotiva”. Com a palestrante e escritora Edla Zim (@zimedla). Instagram @museuferroviariotb.28/04/2021 - 19 horas: Live - “O Inventário do Patrimônio Cultural Material Edificado do Centro Histórico do Bairro de Oficinas”. Com a acadêmica do Curso de História (Unisul) Aline de Souza Duarte. Instagram @museuferroviariotb.29/04/2021 - 19h30min. Lançamento – Livro Infantil “Sua Majestade, Donna Locomotiva”, de Edla Zim. Local: Museu Ferroviário de Tubarão. O evento contará com a adoção de todos os protocolos de segurança e acesso restrito apenas a convidados. Em caso de necessidade de maiores restrições, o evento acontecerá virtualmente nas plataformas digitais do Museu Ferroviário de Tubarão).30/04/2021 - 19h30min. Vídeo: “Dia do Ferroviário: Uma História”. O vídeo estará disponível em todas as plataformas digitais do Museu Ferroviário de Tubarão, a partir de 30 de abril.

 

IMAGENS

OUTRAS POSTAGENS