Visitas totais: 25066658

NOTICIA POSTADA POR:

Eximproviso notícias em geral

E-mail: eximproviso@eximproviso.net

Fone/fax: (48)9948-2020

NOTICIA:

Defesa Civil alerta para semana de forte calor

17/01/2022

O forte calor que predomina no Estado fez com que a Defesa Civil emitisse nesta segunda-feira (17) mais um alerta com diversas recomendações. A previsão é de as temperaturas máximas passem dos 35ºC e possivelmente alcancem os 40ºC em alguns municípios.

 

Segundo a nota, a semana começa sem mudanças significativas no padrão da atmosfera, permanecendo a configuração da onda de calor, que tende a se manter, pelo menos até o final da semana. Vale ressaltar que, além das temperaturas máximas chegarem a valores extremos, a manutenção desse quadro por vários dias resulta em impactos ainda maiores, visto que pressiona o uso da água, que em muitos locais já está restrito e também gera desconforto e até problemas de saúde à população.

 

A previsão para os próximos dias é de máximas acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses. No Oeste, Litoral e todo o Vale do Itajaí, as temperaturas máximas podem passar dos 35°C e pontualmente chegar aos 40°C. Pela permanência das temperaturas altas por vários dias consecutivos, (onda de calor) o nível é de risco alto a muito altos para possíveis problemas relacionados.

 

Com relação a chuva, também não são esperadas mudanças significativas. Durante a semana haverá condição para pancadas isoladas de chuva entre as tardes e noites sempre com risco para temporais, com rajadas fortes e momentâneas de vento, raios e chance de granizo, ainda devido ao calor combinado a disponibilidade de umidade.

 

Nesta segunda (17) e terça-feira (18), a instabilidade associada ao calor e umidade ganha reforço de perturbações em médios níveis da atmosfera, resultando em condições para chuva e temporais intensos, entre a tarde e a noite, do centro ao leste do estado, regiões onde a disponibilidade de umidade é maior.

 

Nestas áreas o risco é alto para ocorrências relacionadas a temporais com rajadas de vento, raios e granizo e também a chuva intensa em curto espaço de tempo (enxurradas). Nas demais regiões, o risco é moderado para ocorrências associadas a temporais isolados.

 

Entre os dias 19 (quarta) e 20 (quinta-feira), a formação de um sistema de baixa pressão entre o Sul do Paraguai e o Sul do Brasil, e o deslocamento de uma frente fria, pelo oceano bem afastada da costa, favorecem a manutenção da instabilidade, bem como a condição para chuva e temporais em todas as regiões do estado. Nestes dias permanece também a condição para chuva intensa em curto espaço de tempo que se estende também para o Oeste catarinense. Até o momento o risco é moderado para ocorrências associadas aos possíveis temporais em toda SC.

 

Na sexta-feira (21) a condição para chuva, volta a ficar relacionada ao aquecimento diurno (convecção), que favorece a ocorrência de pancadas típicas de verão, ou seja, rápidas e isoladas, mas que podem vir acompanhadas por temporais com raios, rajadas de vento e até mesmo granizo.

 

Até o momento, os prognósticos indicam a manutenção desta configuração, com calor e pancadas de chuva, que por vezes vêm acompanhadas por temporais mais intensos até meados do final de janeiro. Eles também indicam que a região central e parte do leste do estado, permaneçam sendo atingidos com maior frequência, assim como já estamos observando.

 

A Defesa Civil reitera a importância de acompanhar as atualizações diárias dos boletins de previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos pelo site e mídias sociais do órgão estadual.

 

Telefone de emergência

 

Em Tubarão, a Defesa Civil do município pode ser acionada através do telefone de emergência 199 ou pelos telefones (48) 3632-8402 e 3632-5856.

IMAGENS

OUTRAS POSTAGENS