Visitas totais: 25147703

NOTICIA POSTADA POR:

Prefeitura Municipal de Gravatal

E-mail: imprensa@gravatal.sc.gov.br

Fone/fax: (48) 3648 8000

NOTICIA:

Secretaria de Educação anuncia retorno das atividades em Gravatal

28/01/2021

 Os alunos da rede municipal de ensino de Gravatal irão iniciar as atividades no dia 18 de fevereiro de 2021. O ano letivo irá iniciar para cerca de 1100 alunos, em 11 instituições, com atividades presenciais e remotas, além de alternância de grupos. Protocolos de segurança sanitária serão aplicados para evitar o contágio pelo coronavírus em ambiente escolar.

 

As atividades serão divididas em Tempo-Casa e Tempo-Escola. No Tempo-Escola, as aulas serão presenciais com turmas divididas em grupos, que irão comparecer em revezamento e com distanciamento de 1,5m entre si. Nesta modalidade, os alunos receberão direcionamento de atividades a serem feitas em casa nos dias em que não estiverem em sala de aula. Na Educação Infantil, o revezamento será semanal.

 

As atividades pedagógicas na modalidade Tempo-Casa poderão ser realizadas com ou sem tecnologias digitais. Sempre com orientações e dinâmicas aplicadas pelos professores de maneira que todos os alunos tenham acesso.

 

As atividades não presenciais serão mantidas para alunos que, comprovadamente, fazem parte dos grupos de risco da Covid-19, ou em caso em que os pais ou responsáveis, prefiram que seus filhos estudem em casa com atividades remotas.

 

O retorno dos professores irá iniciar com uma capacitação nos dias 12, 15 e 17 de fevereiro, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é assegurar o planejamento docente e dar continuidade curricular entre 2020 e 2021, e também, orientá-los sobre medidas de segurança sanitária nas escolas.

 

Pelo calendário atual da rede municipal de ensino, no dia 25 de janeiro, ocorreu o retorno de gestores e auxiliares de serviços gerais das unidades escolares, para revisão, estudos e planejamentos. Até dia 29 de janeiro, uma publicação deverá ser feita pela Secretaria Municipal de Educação no portal da Prefeitura, gravatal.sc.gov.br, para chamada de ACTs (Admissões em Caráter Temporário) de inscritos no Processo Seletivo 009/2018.

 

Dia 1º de fevereiro será o retorno dos professores efetivos para revisão, estudo e elaboração do Plano de Contingência (Plancon) para as escolas do município. Dos dias 03 a 05 de fevereiro serão feitas as chamadas dos novos funcionários. Já, nos dias 12, 15 e 17 de fevereiro, o Secretário de Educação, Jader Salazar e Coordenação Pedagógica, farão reuniões de planejamentos e formações.

 

A volta às aulas seguirá Plano de Contingência tanto em escolas municipais, quanto estaduais no município de Gravatal. O documento foi elaborado e analisado pelo Comitê de Gerenciamento da Pandemia de Gravatal em 2020. E, este ano, irá passar por adaptações para aplicação de protocolos sanitários a serem seguidos e mantidos, como distanciamento social, uso de máscara, uso de álcool gel, a oferta de alimentação, transporte escolar, entre outros aspectos que serão revistos para que o retorno e estadia na escola ocorram em segurança.

 

"A garantia do acesso à educação é certa, na forma como preconiza a legislação vigente. Vamos zelar pelo retorno seguro e eficaz priorizando a segurança de todos, assegurando também um ensino de qualidade" salienta o secretário.

 

Por Potira Souto - Jornalista

IMAGENS

OUTRAS POSTAGENS