Visitas totais: 18253334

NOTICIA POSTADA POR:

UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

E-mail:

Fone/fax:

NOTICIA:

Eng. Química abre inscrições na Pedra Branca

15/01/2015

Curso é o quarto mais procurado na UFSC e Unisul atende a carência desse profissional na Grande Florianópolis 
Ivete Rossato
Coordenadora do curso de Engenharia Química
 
Diversos dados apontam carência de engenheiros no Brasil, o que leva forçosamente ao adiamento de projetos e favorece a importação dessa mão-de-obra especializada. De acordo com a revista Exame (23/07/2014), enquanto o Brasil forma 40 mil engenheiros por ano, a Rússia forma 190 mil e a China 650 mil. Segundo a Federação Nacional de Engenheiros, o país precisará já nos próximos três anos mais de 300 mil novos profissionais. 
 
No Brasil há 600 mil engenheiros, o equivalente a 6 profissionais para cada mil trabalhadores. Nos Estados Unidos e no Japão, a proporção é de 25 engenheiros por mil trabalhadores, segundo publicações da Finep. Em relação aos 40 mil engenheiros que se diplomam anualmente no Brasil, mais da metade opta pela Engenharia Civil, área que menos emprega tecnologia. Assim, setores como os de petróleo, química, gás e biocombustível são os que mais sofrem com a escassez desses profissionais. 
O país chega ao início de uma nova década com sensíveis melhorias sociais e econômicas que ficam evidenciadas pelo padrão de consumo e o crescimento da renda. A realização do sonho de ter um curso superior está cada vez mais forte entre as famílias brasileiras e a procura por cursos de Engenharia é grande na região da Grande Florianópolis. 
É importante analisar o levantamento feito pela FIESC (2013) apresentando os diversos segmentos de atividades industriais de Santa Catarina que, com seus números, (abaixo) por si só justificam a constante contratação de mão-de-obra capacitada, destacando a necessidade de Engenheiros Químicos, já que esses profissionais são necessários na maior parte das atividades industriais.
 
Dados gerais dos segmentos de atividade industrial em Santa Catarina 
 
No segmentos industriais de Cerâmica são 714 empresas e 19,5 mil trabalhadores. Produtos de Plástico são 952 empresas e 35 mil trabalhadores. Têxtil e Vestuário 9,7 mil e 169,4 mil, respectivamente. Alimentar cerca de 3,3 mil e 101,1 mil. Celulose e Papel 395 e 19,7 mil. Madeira 2,9 mil e 38,7 mil.
 
Cabe ressaltar o fato determinante de que a oferta do curso de Engenharia Química na Grande Florianópolis é feita, até o momento, exclusivamente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Conforme os números apresentados pela UFSC, a procura vem aumentando a cada ano e a Engenharia Química se encontra no expressivo quarto lugar de candidatos/ vaga.
 
Os dados e números apresentados nos motivam a reabrir o curso de Engenharia Química no Campus Grande Florianópolis.
 

IMAGENS

OUTRAS POSTAGENS